Globalização
Uma grande crítica é que os países emergentes, por sua vez, muitas não têm empresas capazes de competir a nível global, logo as grandes companhias estrangeiras instalam-se nos países emergentes, e dominam o mercado nacional, levando todo o lucro para seus países de origem, deixando apenas os salários. Isso tudo obrigaria os pequenos empresários locais a fecharem as portas, ou venderem seus negócios, formando grandes monopólios que concentram riqueza.
É possível ver hoje que realmente as barreiras econômicas foram derrubadas. A circulação de mercadorias e dinheiro é livre por todo o mundo, mas o fluxo de pessoas não o é, muito pelo contrário, veja o muro da fronteira México e EUA, por exemplo.
"A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta." "A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta." "A globalização afeta todas