Sistema Endocrino
1. Hipófise -> menor glândula do sistema endócrino, localizada no crânio e ligada ao hipotálamo, é dividida em:
a. Adrenohipófise: produz e libera hormônios
I. Prolactina: atua nas glandulas mamarias estimulando a produção de leite materno.
II. Hormônios gonadotróficos (FSH e LH): atua nas gônadas ( testículos e ovários) estimulando a liberação dos hormônios sexuais.
III. Hormônio tireotrófico (TSH): atua na tireoide estimulando a liberação dos hormônios da tireoide.
IV. Hormônio adrenocorticotrófico: atua na suprarrenal estimulando a liberação dos hormônios da suprarrenal.
V. Hormônio do crescimento/ somatotrófico (GH): atua nos ossos e cartilagens estimulando o aumento do metabolismo e o crescimento.
b. Neurohipófise: libera os hormônios produzidos no hipotálamo no sangue
I. Ocitocina: atua nas glândulas mamarias e no útero, estimulando a liberação do leite materno e as contrações uterinas durante o parto.
II. Hormônio antidiurético: atua nos néfrons, aumentando a reabsorção de água.
2. Tireoide -> responsável pelo controle do metabolismo e pelo controle de cálcio no sangue, sua ação é controlada pelo TSH
I. T3 ( triodotironina ) e T4 (tiroxina): controlam o metabolismo e ajudam a manter a temperatura corporal, além de aumentar a taxa metabólica das células, e assim o consumo de carboidratos e gorduras também aumenta servindo como energia. Para formar esses hormônios a tireoide precisa do iodo adquirido na alimentação.
II. Calcitonina: responsável pelo controle de cálcio no sangue, disponibilizando – o para a formação da estrutura óssea.
Disfunções da tireoide
I. Hipertirodismo: quando há alta produção dos hormônios, o que provoca uma taxa metabólica alta, nervosismo e agitação, causa também a exoftalmia (olhos salientes). O bócio provocado é o bócio exoftálmico.
II. Hipotireoidismo: baixa produção dos hormônios, causada pela ingestão deficiente de iodo. Apresentam cansaço, metabolismo