CORRIDA E ALIMENTOS
Mas por que a alimentação é tão importante?
Para manter um corpo saudável é necessário atenção quanto à ingestão de diversos nutrientes. Restrições severas na alimentação podem trazer inúmeros prejuízos ao organismo, como:
Utilização da massa magra (tecido bom) como fonte de energia;
Preservação do tecido gorduroso;
Diminuição do rendimento;
Redução do estoque de vitaminas,
Sensação de cansaço crônico.
Corrida
A corrida é um esporte competitivo de tempo e distância e requer cuidado em relação à alimentação, a qual representa a chave para o melhor rendimento e desempenho do esportista ou do atleta.
O papel da nutrição é adequar não só a alimentação, mas também a composição corporal do atleta ou esportista, pois isto também reflete na melhora da performance durante os treinos e provas.
Alguns pontos são importantes destacar:
1. Composição Corporal
É de extrema importância avaliar a composição corporal de um individuo que pratica corrida. Já está disponível no mercado, uma metodologia de baixo custo e pouco invasiva, denominada Bioimpedância, que permite avaliar quantidade de gordura, massa magra e água presentes no organismo. Para que se torne possível identificar a localização da reserva de gordura, quando esta existir, torna-se necessário realização de medidas de circunferências do corpo e/ou dobras cutâneas.
Uma composição corporal adequada favorece os treinos, melhora capacidade respiratória, diminui a chance de lesões e tem papel importante e fundamental no rendimento e desempenho.
2. Hábitos Alimentares
O treinamento aliado a uma alimentação adequada e equilibrada é fundamental para melhora do rendimento. O nutricionista pode avaliar o hábito alimentar, preferências bem como, disponibilidade e auxiliar a organizar a alimentação de