fisica
MatemáticaFisicaHistoriaBiologiaGeografiaPortuguêsQuimicaDiversos
Seu Saber > Física > Eletricidade > Processos de eletrização resumo-Atrito,contato e indução
Processos de eletrização resumo-Atrito,contato e indução
Publicado em 27 de dezembro de 2012
Conheça um pouco mais a respeito de cada um desses processos de eletrização de forma resumida e bastante clara, que com certeza ajudará a fixar ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto.
Como no artigo anterior aprendemos um pouco mais a respeito dos condutores e isolantes, nesta página vamos trata a respeito dos processos de eletrização, que podem se dar de várias maneiras, sendo que os mais comuns são:
– Por atrito;
– Por contato;
– Por indução;
Eletrização por atrito
Quando falamos em eletrização por atrito(também conhecida como fricção ou triboeletrização), é importante lembrar que existirá o contato direto de dois corpos, que devem ser feitos de materiais diferentes.
Neste caso haverá um “doador” de elétrons que irá ficar com carga positiva e um “receptor” de elétrons que irá ganhar carga negativa.
Eletrização por contato
Para que a eletrização aconteça, existe a necessidade do contato entre os corpos condutores, e neste caso, obrigatoriamente um dos corpos deve estar carregado eletricamente.
Para melhor entendimento desse processo, imagine um corpo neutro(B) entrando em contato com um corpo carregado eletricamente com cargas positivas(A), conforme figura abaixo: eletrizacao por contato
Estando o corpo A eletrizado positivamente, e o corpo B estando neutro, ao entrarem em contato, o corpo A atrai os elétrons livres de B.
Agora A continua positivo, porém com uma carga menor, e B que estava neutro agora passa a ficar eletrizado positivamente.
Em resumo:
A quantidade de carga positiva adquirida pelo corpo B, corresponde a quantidade de carga negativa que ele perdeu para A.
E o mesmo vale para o corpo A, ou seja, a quantidade de cargas positivas perdidas por A,