Conceito de anatomia
Este Modelo de Trabalho Acadêmico oferece as diretrizes formais adotadas pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – Umesp quanto à elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), Dissertações, Relatórios de Pesquisa, Resenhas, Resumos, etc. Assim, as páginas a seguir contêm informações explicativas sobre os principais elementos constitutivos de um Trabalho Acadêmico, a começar da introdução, passando pelo de-senvolvimento, até a conclusão e as referências bibliográficas.
A Introdução deve fornecer as informações sobre o tema proposto, o propósito e os limites do conteúdo do trabalho. Pode, ainda, conter informações sobre a metodologia, os critérios utilizados para a delimitação do tema, esclarecimentos sobre as limitações do trabalho, e explicitar o referencial teórico que embasa a pesquisa.
A ABNT 14724:2002, no item 4.2.1, define a Introdução assim: “Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros e-lementos necessários para situar o tema do trabalho”.
Na introdução deve-se observar o seguinte:
Aproximação: A introdução deverá aproximar o/a leitor/a do assunto, do tema e da perspectiva a partir da qual ele será abordado.
Primeiro parágrafo: Deve-se dar especial atenção ao primeiro parágrafo. Um texto acadêmico diz logo de saída o que pretende; deve facilitar ao máximo a leitura; não deve “esconder” idéias centrais em parágrafos secundários.
Outros parágrafos: Também os demais parágrafos devem ser construídos preferencialmente obedecendo a seguinte hierarquia: primeiro deve vir o mais importante (a idéia principal), a seguir os detalhes (esclarecimentos, definições, demonstrações) e, por último, os exemplos (analogias, aplicações...). Esta orientação serve igualmente para as demais partes do artigo.
Justificativa: O/a autor pode justificar seu interesse pelo assunto proposto.
Delimitação: A introdução deve delimitar o assunto. Dificilmente se poderá dizer tudo sobre