Conceitos gerais de anatomia
Aluna: Lara Silveira Silva
1. O corpo está numa postura ereta, com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte. É importante por ser uma posição padronizada, facilitando a comunicação entre os anatomistas na descrição das partes e regiões do corpo humano.
2.
3. Quadrantes: quadrante superior direito, quadrante superior esquerdo, quadrante inferior direito, quadrante inferior esquerdo.
Regiões abdomino-pélvicas: Região hipocondríaca direita, região epigástrica, região hipocondríaca esquerda, região lombar direita, região umbilical, região lombar esquerda, região ilíaca direita, região púbica, região ilíaca esquerda.
4.
5. Normal é o estatisticamente mais comum de ser encontrado. Variação anatômica é qualquer coisa que fuja ao padrão normal mas que não acarrete em desvios de função. Anomalia é quando há prejuízo da função e monstruosidade é quando a anomalia é tão grande que se torna incompatível com a vida.
6. Idade:é o tempo de duração de uma vida. Anatomicamente é possível observar modificações anatômicas, tanto intra como extra-uterina, bem como nos principais períodos em que cada fase se subdivide.
Gênero: é o caráter de masculinidade ou de feminilidade. Morfologicamente é possível observar estruturas de características especiais mesmo estando fora da esfera genital.
Etnia: é o produto final do cruzamento de grupos humanos que possui características físicas comuns, externa e internamente, pelos quais se distinguem dos demais. Exemplos: Raça Branca, Negra e Amarela.
Biótipo: é o resultado da soma das características herdadas e adquiridas pelo meio e pela sua inter-relação. Exemplo: Longilíneos, Mediolíneos e Brevilíneos.
7.
Medial: mais próximo do plano mediano
Lateral: mais próximo do plano mediano
Intermédio: entre uma estrutura lateral e outra medial
Proximal: mais próximo do tronco ou do ponto