Conceito De Anatomia E Fisiologia
A anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Já a fisiologia é o estudo das funções dos organismos vivos e de suas partes componentes (incluindo todos os processos físicos e químicos).
Níveis de organização do corpo humano.
O corpo humano é formado por células, que se diferenciam e se agrupam, formando tecidos. Os tecidos, por sua vez, dão origem aos órgãos, sendo cada órgão, formado por vários diferentes tecidos. Finalmente os órgãos são agrupados em sistemas, os quais se combinam para formar um organismo.
Vamos ver agora o sistema digestorio que é responsável por fazer a ingestão, digestão, absorção e eliminação dos alimentos. Ele é composto por um longo tubo que contém os principais órgãos e glândulas do processo digestivo.
Mastigação: Processo mecânico e químico que consiste na destruição parcial dos alimentos;
Deglutição: Condução dos alimentos da faringe para o esôfago;
Ingestão: Chegada do alimento no estômago;
Digestão: Transformação dos alimentos em moléculas menores;
Absorção: Processo feito pelos intestinos;
Defecação: Forma que o organismo libera o que não é digerido pelo trato intestinal.
Principais órgãos do Sistema Digestivo
⇒ Boca
É por onde os alimentos entram para percorrer o tubo digestivo. Geralmente, os mamíferos utilizam a boca como mastigação, pois nela são encontrados os dentes e a língua, necessários para a função. Não existe essa estrutura na maioria dos vertebrados. Ela é composta, também, pelas glândulas salivares que secretam uma enzima, chamada ptialina e contribui na produção do bolo alimentar, que é empurrado pela língua para a faringe;
⇒ Faringe
Estrutura localizada antes do trato digestório e liga a boca até o esôfago. É por ela que o ar é conduzido para a laringe. Esse órgão se comunica com as vias respiratórias, digestória e nasal. Pode-se dividir nas seguintes partes: laringofaringe, orofaringe e nasofaringe.