conceito das plantas
As plantas são organismos: eucariontes, pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes, com parede celular constituída de celulose quem armazenam amido como substância de reserva.
O ramo da biologia que estuda os vegetais é a botânica, do grego Botané, que significa planta, e por sua vez deriva do verbo boskein que quer dizer “alimentar”.
Origem
Acredita-se que os vegetais surgiram nos oceanos a partir de algas verdes primitivas, há cerca de 500 milhões de anos, que perante a seca dos rios precisou se adaptar para obter água, se reproduzir e se sustentar fora do ambiente aquático.
Divisão
O reino plantae pode ser dividido em dois grandes grupos: Criptógamas e Fanerógamas.
Criptógamas – Plantas sem sementes com estruturas produtoras de gametas pouco evidentes
Subdivisão:
As Briófitas – São plantas de pequeno porte, desprovidas de vasos condutores (avasculares); o transporte ocorre normalmente por osmose, célula a célula. Apresentam estruturas denominadas lílóides, caulóides rizóides, que se assemelham respectivamente as folhas, caules e raízes verdadeiras, Viçam em ambientes sombrios e úmidos, e algumas espécies em água doce.
Ex.: Os musgos (Eurynchium striatum), principais representantes das Briófitas.
As Pteridófitas – São as primeiras a apresentar um sistema de vasos condutores. São plantas vasculares. Dotadas de um transporte eficiente, adquiriram um porte maior do que as briófitas. Apresentam raízes, caule e folhas.
Ex.: Samambaias e as venças, principais representantes das Pteridófitas.
Fanerógamas – Plantas com sementes e por isso chamadas de espermatófitas. Possuem estruturas produtivas de gametas visíveis.
Subdivisão:
Gimnospermas – possuem sementes, mas não há formação de frutos
Ex.: Pinheiro e Ciprestes principais representantes das Gimnospermas.
Angiospermas – Possuem sementes abrigadas no interior dos frutos que são resultantes do desenvolvimento do ovário da