Conceitos de Plantas
Planta Baixa
A Planta baixa é, genericamente, uma vista ortográfica seccional do tipo corte, feita em cada pavimento pavimento através através de um plano projetante secante horizontal imaginário, posicionado de maneira a seccionar o maior número possível de elementos elementos, normalmente normalmente em uma altura entre as vergas das portas e os peitoris das janelas (média 1.50m).
Planta de Layout: é um esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Pode ser apenas formas rabiscadas numa folha para depois realizar o projeto ou pode ser o projeto em fase de desenvolvimento.
Ou seja, uma prévia do serviço pronto antes de executado, onde se pode alterar sua disponibilidade sem danos a nenhuma das partes envolvidas no processo (designer e cliente) para que o serviço seja produzido de acordo com o gosto de cliente, para apenas ao término do desenvolvimento e obtenção de aprovação, se leva a público.
Planta de Localização: representação da vista ortográfica superior esquemática, abrangendo o terreno e o seu interior, com a finalidade de identificar o formato, as dimensões e a localização da construção dentro do terreno para o qual está projetada.
Planta de Situação: vista ortográfica superior esquemática com abrangência de toda a zona que envolve o terreno onde será edificada a construção projetada, com a finalidade de identificar o formato, as dimensões do lote e a amarração deste no quarteirão em que se localiza.
Elevações ou Fachadas: são desenhos das projeções verticais e horizontais das arestas visíveis do volume projetado, sobre um plano vertical, localizado fora do elemento.
Vistas: Vista de frente A vista de frente é a projeção vertical do objeto. Nesta vista é considerada sua face anterior. É ela a principal vista da peça, devendo ser escolhida a que mais mostra detalhes e ou de maior dimensão no sentido horizontal.
Vista superior ou de cima
A