CONAE/2014, EIXO VI – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Unidade Acadêmico Administrativo de Educação.
Disciplina: POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
Curso: História – Licenciatura Plena
Referência /Tema:
CONAE/2014, EIXO VI – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Introdução:
Sempre foi evidente que nosso país, esta em divida com a classe docente, e mesmo que a valorização do professor não reverta à fragilidade da educação brasileira ao menos a fortaleça, ainda assim essa valorização não abrange apenas a questão salarial e o plano de carreira que são importantes, mas não quita de todo essa divida, pois o desenvolvimento profissional do docente deve ser sempre continuo para uma real atualização do currículo e assim buscar melhores e maiores conhecimentos acadêmicos pra reforçar seu papel de educador e assim por mérito alcançar melhor renumeração. Ainda assim para valorizar o professor de fato, e necessário que o Estado não fuja de sua responsabilidade de ofertar a educação e os meios para essa, com qualidade, já que muitas vezes o docente se depara com o ambiente escolar em grande precariedade e com materiais didáticos em péssimos estados. As condições de trabalho são um ponto de extrema importância pra essa valorização do docente, mais do que isso, valorização do processo educacional no país. Um ponto também de muita relevância e a falta de interrese pelos jovens pela carreira docente, desmotivados pelas características do nosso sistema de educação, os juros dessa divida aumenta ainda mais justamente pelo fato de que não há mais interrese pelos mais jovens em ensinar seus futuros filhos. E mesmos aqueles que por paixão em ensinar não recebem incentivos, sejam do Estado ou da sociedade pra iniciação docente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Todas essas questões resumidamente abordadas estão em pauta tanto no Plano Nacional de Educação para o decênio