rochas
OBJETIVOS:
Observação de Rochas;
Identificação de Rochas;
Classificação de Rochas.
INTRODUÇÃO TEÓRICA: Considerando as características e condições da génese das rochas podem considerar-se três grandes categorias de rochas: Rochas Sedimentares, Rochas Magmáticas e Rochas Metamórfica.
As Rochas Sedimentares (ex:Arenito) formam-se a partir de deposições e afundimentos de detritos provenientes de outras rochas, de precipitação, de substâncias dissolvidas ou da actividade de seres vivos. Na origem da formação destas rochas está a Sedimentogénese e a Diagénese. A Sedimentogénese são os processos que intervêm desde a elaboração de detritos e poeiras que vão originar rochas sedimentares até à deposição destes mesmos materiais. Da sedimentogénese fazem parte 4 passos: 1º Meteorização- alterações físicas e químicas que facilitam o próximo passo; 2º Erosão- quando a pedra em si é erodida pela acção da gravidade, de água (no estado sólido ou líquido) ou pelo vento; 3º transporte de detritos/clastos- este transporte é feito por canais de água; 4º Sedimentação-parte do processo de formação de rochas em que estas se depositam, isto acontece quando a velocidade dos agentes transportadores diminui e a força gravítica acaba por actuar ao ponto de estes detritos se deporem. A Diagénese tem apenas duas fases que são: 1º Compactação- nesta fase do processo os sedimentos perdem água e são compactados devido á gravidade, com a perda de água acontece a última fase; 2º Cimentação- quando a sílica e o carbonato de cálcio preenche os espaços livres entre os sedimentos e a rocha se consolida. Estas rochas podem considerar-se rochas sedimentares detríticas
Rochas Magmáticas ou Ígneas (ex. Granito) - formam-se a partir da solidificação de magma em profundidade ou à superfície. Estas rochas formam-se a partir de misturas de complexas substâncias fundidas e de gases diversos.
As Rochas magmáticas podem ser