Adjetivo
Introdução:
Ayrton Senna foi um excelente piloto. A moça do quadro é belíssima. O pitbull é um cão bravo. “Excelente”,” belíssima” e “bravo” estão expressando qualidades e características dos seres. Essas palavras são o que chamamos de adjetivo.
O adjetivo tem a função de expressar características, qualidades, estados, etc., dos seres. OBS.: » o adjetivo se refere sempre a um substantivo.
Exemplo: O biscoito é delicioso. O adjetivo delicioso está se referindo ao substantivo biscoito. Vejamos alguns exemplos de adjetivos expressando: - Qualidade:
Exemplos:
Aquele cavalo é rápido. O banco do seu carro é confortável. - Estado: Exemplos: A criança estava calma. O trânsito de Recife está agitadíssimo. - Característica:
Exemplos: Joana é uma modelo linda e simpática.
O Grau do Adjetivo.
Grau do adjetivo, consiste em atribuir características ao ser em forma de comparação ou intensidade. Onde obtemos dois tipo de variação do grau do adjetivo, se subdivide em: comparativo e o superlativo.
Comparativo: O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois ou mais seres, uma vez apresentado sob a seguinte forma:
* Comparativo de igualdade: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão.
* Comparativo de inferioridade: Lucas é menos extrovertido (do) que seu irmão.
* Comparativo de superioridade: Lucas é mais extrovertido (do) que seu irmão.
Superlativo: no grau superlativo, a característica que se atribui ao adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta. Em virtude disso, analisemos:
No que tange ao grau superlativo relativo, a intensificação é feita em relação a todos os demais seres de uma coletividade, sendo este assim subdividido:
* Superlativo relativo de superioridade:
Aquele aluno é o mais participativo de todos.
* Superlativo relativo de inferioridade:
Aquele aluno é o menos participativo de todos.
A intensificação a que se refere