Comércio virtual
Título: Logística para os Agronegócios Brasileiros: O que é realmente Necessário?
Curso: Administração
Disciplina: Administração de Materiais Patrimoniais
Professor: Fernando César Franco
Alunos: Bruno Viani, Gabriel Góes Duarte, Liliane Campos de Freitas, Luciana Antunes de Camargos, Márcia Aparecida de Carvalho, Noara Borges Magalhães, Raquel Soares de Carvalho.
Data: 03 de abril de 2011
ITAÚNA
2011
INTRODUÇÃO
O termo Logística é de origem francesa, provém do verbo loger = alojar (termo usado pelos militares e que compreendia as atividades relativas ao transporte, ao abastecimento, e ao alojamento de tropas) A logística desenvolveu-se no século passado e começou a ser aplicada pelas empresas, de maneira enfática, na década de setenta. Atualmente a logística se constitui principalmente na prática de regularização global dos fluxos que determinam os complexos processos de suprimentos, produção e distribuição de mercadorias, através de um sistema de informação e de comunicação, incluindo os sistemas de transportes.
A economia global e a forte concorrência internacional colocaram os serviços logísticos no centro das preocupações da competitividade dos produtos. Certamente para o agronegócio, essas preocupações não são menores. Mais do que carência e em infra-estrutura, este segmento sofre com a falta de operadores logísticos especializados e capacitados a agregar inteligência logística, forma de pessoas, processos e tecnologia. A infra-estrutura logística é o maior obstáculo para o desenvolvimento do agronegócio do Brasil. É justamente o agronegócio o que mais sofre com a ineficiência dos canais de transportes.
A concepção mundial no setor de agronegócio, onde prevalece a visão sistêmica de otimização de toda cadeia de suprimentos, compreende-se que, para o setor, a logística é fundamental como apoio ao sucesso dos negócios, principalmente porque se