comércio justo
Trabalho realizado por:
Bruno Santos – nº1
Jéssica Neves – nº14
Miguel Tavares – nº23
Sónia Pinho – nº28
9ºA
O que é?
O comércio justo é um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que procura o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.
Alguns países têm consumidores preocupados com a sustentabilidade e que preferem comprar produtos vendidos através do comércio justo. Esta opção tem permitido aos pequenos produtores de países tropicais viver de forma digna ao fazerem a opção pela agro-ecologia, como agricultura orgânica.
Onde apareceu?
A ideia de comércio justo surgiu em 1960 e ganhou corpo em 1967, quando foi criada, na Holanda, a Fair Trade Organisatie. Dois anos depois (1969), foi inaugurada a primeira loja de comércio justo. O café foi o primeiro produto a seguir o modelo de certificação desse tipo de comércio, em 1988. A experiência espalhou-se pela Europa e, no ano seguinte, foi criada a Internacional Fair Trade Association, que actualmente tem cerca de 300 organizações em 60 países.
Quais são as suas finalidades?
O comércio justo tem várias finalidades e objectivos, como:
A preocupação e o respeito pelas pessoas e pelo ambiente, certificando-se que as pessoas ficam acima do comerciante;
A criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem as suas condições de vida e de trabalho, incluindo o pagamento de um preço justo (um preço que cubra os custos de um rendimento aceitável, da protecção ambiental e da segurança económica);
Abertura e clareza quanto à estrutura das organizações e todos os aspectos da sua actividade, e informação recíproca, entre todos os intervenientes na cadeia comercial, sobre os seus produtos e sobre os seus métodos de comercialização;
Envolvimento dos produtores, voluntários e