COMÉRCIO EXTERIOR NO BRASIL
História e evolução do comércio exterior no Brasil
Acadêmico: Alexandre Soares Cavassin
Professor-Tutor Externo: Marcos Ferreira de Camargo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso EMD0103 – Prática do Módulo III
28/11/2012
RESUMO
Este trabalho visa apresentar de forma sucinta um perfil do comercio exterior no Brasil. Desde o descobrimento, o Brasil faz transações comerciais com outros países. Passa pela época em que as monoculturas praticamente dominavam as exportações, pelo período, já no século XX, onde as importações foram severamente limitadas, chegando até os dias atuais, onde historicamente, é o período mais maduro, em que as exportações têm bastante incentivos e as importações, salvo alguns casos onde as taxas são elevadas, para proteger a indústria nacional, praticamente não têm limitações. Palavras-chave:
Importação, exportação, Dom João VI, governo Collor, indústria nacional, balança comercial.
1 INTRODUÇÃO
Desde quando os portugueses atracaram em terras brasileiras, em 1500, nosso país sempre realizou transações comerciais com outros países. Até a chegada da família Real Portuguesa em
1808, os negócios eram feitos basicamente com Portugal e com quem fosse permitido pela matriz.
Após 1808, o Brasil abriu seus portos para as “nações amigas”, quando aumentou o comércio internacional principalmente com a Inglaterra. A partir desse momento, até os dias atuais, aumenta cada vez mais o desafio de atingir aquilo que é o objetivo de todos os países: a balança comercial positiva, ou o superávit. Este trabalho mostra o que o Brasil tem feito para tentar atingir este objetivo, que passa até por período onde as importações eram desestimuladas, o que gerava uma situação difícil e às vezes desagradável com outros países.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Breve Histórico do Comércio Exterior no Brasil
2.1.1 Do descobrimento até o início do século XVIII
2
Pode-se dizer que o comércio exterior