Comércio eletrônico
Introdução
Nas últimas décadas, a evolução das tecnologias de informação e de transmissão de dados e a criação da internet marcaram uma nova fase do processo de globalização da economia, integrando todos os povos pelos meios de comunicação modernos disponíveis e desses meios, a internet vem se sobrepondo aos outros.
Nesse novo cenário aparece como grande inovação no mundo econômico, o comércio eletrônico, possibilitando a realização de operações comerciais sem a definição exata do local de origem e destino. Essas transformações do mundo econômico implicam, igualmente, grandes mudanças no mundo jurídico, sobretudo no que tange à área tributária.
A possibilidade de acesso imediato a informações importantes é feita praticamente sem restrição, em qualquer lugar do mundo. As regras de gerenciamento de negócios em grandes empresas mudaram muito, uma vez que se viram obrigadas a adaptarem-se ao modelo vigente.
O desenvolvimento tecnológico proporcionou progresso das comunicações e da informática, pois estar on-line requer investimentos em sofisticados equipamentos que, ao final, trazem retorno financeiro e melhorias na área social.
As empresas, na sua maioria, necessitam de investimentos altos e os conseguem através de financiamentos quando desejam implantar a tecnologia de informação nas suas atividades, e hoje é cada vez maior a preocupação dos gestores, neste sentido principalmente por causa da