Comércio Eletronico
PASSO 4
Relatório 1: Modalidades de E-commerce.
E-business, e-commerce ou e-procuremente, são maneiras distintas de nomear o comércio eletrônico, todos estes são negócio realizados através da internet, ou seja, tratam-se de uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos ou plataformas eletrônicas, como computadores e celulares.
Além de ser um meio facilitador dos negócios, pois torna-se o processo de venda mais fácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que atuam neste segmento e estimulando a competitividade.
Hoje, o mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala, muitos ramos da economia agora estão ligados ao comércio eletrônico.
Porém, dentro do comércio eletrônico, podemos encontrar diversos tipos de modelo de negócio, estes são B2B, B2C, C2C e B2E, que serão descritos e exemplificados na Etapa 2, no passo 3, onde serão descritos os funcionamentos, modelo de negócio de cada um dos itens e seus conceitos
ETAPA 2
PASSO 3
Business to Business - B2B:
B2B é a versão eletrônica dos mercados organizacionais, de vendas entre empresas e instituições de bens industriais ou de capital, insumos e serviços entre parceiros comerciais (sem chegar aos consumidores finais). Trata das relações entre, no mínimo, duas organizações, em vez de relações entre organizações e outros grupos (consumidores ou administração pública).
A “Syngenta” por exemplo, é uma empresa que possui o modelo de negócio B2B, é uma produtora agrícola e comercializa seus produtos através da internet, para pessoas jurídicas, a mesma utiliza o meio de Pagamento Bradesco, o qual permite a transferência de valores entre empresas. (http://www.syngenta.com/country/br/pt/produtosemarcas/Pages/home.aspx)
Outro exemplo é a empresa “I Strean”, que possui produtos intangíveis e trabalha com o modelo de negócio B2B e também B2C (Business to consumer), a mesma vende créditos para consulta de CPF no