precipitador eletrostatico
CALEGARIO, Diogo¹
BORGES, Daniel²
SARDINHA, Farley³
RESUMO
Neste trabalho será apresentado a necessidade do controle de emissões poluentes pelas indústrias devido ao grande desenvolvimento industrial e confirmado pela reclamação da população sobre o pó de coloração escura que se aloja nas casas e praias principalmente na cidade de Vitória, capital do Espirito Santo. A importância do eletromagnetismo no controle de emissões poluentes através do desenvolvimento do precipitador eletrostático que consiste em captar os sólidos em suspenção e destina-los ao processo novamente, o procedimento que possibilita a remoção de partículas extrafinas com a utilização do eletromagnetismo bem como a mecânica envolvida para transportar o material precipitado ao destino final, a teoria envolvida no desenvolvimento do precipitador eletrostático através da lei da atração e repulsão por cargas de diferentes sinais, pros e contras do controle de emissões poluentes através do precipitador eletrostático, outros métodos utilizados para o mesmo fim: Filtro de manga, coletores gravitacionais, coletores úmidos e ciclones, destacando também seus prós e contras.
PALAVRAS-CHAVE
Precipitador, eletrostático, partícula.
_______________________________________
¹Acadêmico – MULTIVIX Faculdade Brasileira
²Acadêmico – MULTIVIX Faculdade Brasileira
³Docente orientador – MULTIVIX Faculdade Brasileira
1 INTRODUÇÃO
Desde a revolução industrial no século XVIII que a fabricação artesanal começou a ceder espaço às fabricações mecanizadas, visando maior produção e por consequência maior lucro, além da demanda aumentar devido ao crescimento populacional. Com o crescimento acelerado das produções, e indústrias surgindo por toda parte, deu-se início à degradação do meio ambiente.
Implantar uma indústria é algo que necessita de vários estudos relativos à Solo, contaminação de afluentes, desmatamento e os