Nanotecnologia
CAMPUS FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS UNIÃO DA VITÓRIA
CURSO DE QUÍMICA
NANOTECNOLOGIA
União da Vitória
Novembro 2013
1. INTRODUÇAO
Existe uma infinidade de áreas onde a nanotecnologia pode contribuir, por ser a ciência das partículas extremamente pequenas, possui propriedades mecânicas, ópticas, magnéticas ou químicas diferentes de partículas macroscópicas. Podendo aplicar essas propriedades tecnológicas, pode-se manipular, sob medida, materiais ou objetos a nível molecular.
2. FUNDAMENTAÇAO TEORICA
Nanotecnologia é um termo usado para referir-se ao estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, é a ciência e tecnologia que foca as propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico. O principal objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais, novos produtos e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas.
O nome foi citado pela primeira vez por Richard Feynman em Dezembro de 1959 e definido pela Universidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Mas foi somente a partir do ano de 2000 que a nanotecnologia começou a ser desenvolvida e testada em laboratórios.
A base do uso da nanotecnologia é o nanômetro, que é uma unidade de medida assim como o quilômetro, o metro e o centímetro. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro, o que abre espaço para muitas possibilidades, mas também traz grandes desafios para conseguir trabalhar com uma escala tão minúscula. A maior prova dessa dificuldade, é o fato de que apenas laboratórios e indústrias que têm equipamentos de alta precisão conseguem lidar com essa tecnologia.
Com a nanotecnologia será possível, por exemplo, otimizar os efeitos de remédios levando-os diretamente aonde são necessários dentro do corpo, o que diminuiria a toxidade