Comunidades Quilombolas no Cariri
02-A Revolta dos malês foi um movimento de mobilização de escravos de origem islâmica que ocorreu em Salvador em janeiro de 1835,tendo como principal característica a identidade étnica e religiosa. O movimento organizou-se em torno de propostas radicais para a libertação dos demais escravos africanos que fossem mulçumanos .Além dessa libertação era proposto o fim do catolicismo ,o assassinato e confisco dos bens de todos os brancos e mulatos e a implantação de uma monarquia islâmica com a escravidão dos não mulçumanos(brancos, mulatos e negros).
03-Comunidades Quilombolas no Cariri :
Objetivos:
Conhecer e valorizar a cultura quilombola em sala de aula;
Identificar as grandes contribuições da cultura quilombola para a construção da cultura e da historia do Ceará;
Ampliar o conhecimento com relação ao meio social(questão agraria, a mulher, juventude e religiosidade). Conteúdo:
Cartilha Caminhos (Grunec)
Material Necessário:
Computador;
Data Show;
Cartilha Caminhos.
Metodologia:
Aulas expositivas;
Debates;
Visita a uma comunidade quilombola
Seminário.
Avaliação:
Desempenho no seminário e Participação nos debates.
04-Dentre as simbologias religiosas islâmicas o autor cita com maior ênfase o uso de amuletos malês, tissubás(o rosário malês).
05-A partir dos estudos da Revolta dos Males ,pode-se perceber que os negros africanos não foram apenas sujeitos passivos, assim tendo influenciado diretamente na formação da cultura brasileira e mais com maior atuação na formação da cultura baiana presente nos amuletos, no turbante da baiana, no abadá do carnaval e dentro de varias outras característica