comunidade
O relatório a seguir visa apresentar o trabalho social, referente a bolsa de estudos do artigo 170.
Apresenta as atividades desenvolvidas durante o trabalho prestado na radio comunitária Maria Rosa Fm, com base em pesquisas e conscientização dos acadêmicos da universidade do contestado contemplados com a bolsa, foi desenvolvida uma pesquisa relacionada aos idosos, colocando pontos positivos e negativos, ações corretas e incorretas que nossa sociedade toma em relação ao idoso.
No ponto de vista de nós acadêmicos da Universidade do Contestado este assunto irá confortar e conscientizar e mais, alertar nossos idosos e familiares.
DESENVOLVIMENTO
Através do trabalho social, tive um conhecimento melhor sobre a sociedade e percebi que infelizmente nossas famílias estão bem por fora de seus direitos e deveres, neste semestre abrangemos um ponto que através de pesquisas achamos mais necessário e que pedia uma atenção maior os idosos. Trabalhamos através do Estatuto do Idoso, relacionamos uns artigos e encachamos nos dias de hoje com exemplos fáceis e de ótimo entendimento para a comunidade.
Uns dos principais artigos foram:
Disposições preliminares.
ART.2ª o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Direito à vida.
ART. 9ª É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e a saúde, mediante efetivação de politicas sociais publicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
Dos Alimentos. ART. 14 Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Publico esse provimento, no âmbito da