COMUNICAÇÕES TRABALHO
COMUNICAÇÕES
ESTÁGIO BÁSICO DE SARGENTO TEMPORÁRIO - EBST 2015
Estagiária 25: Jessica Vanessa Mota Minetti
Estagiária 29: Karine Vay Dias
Estagiária 28: Juliane Godoy Marroni
Estagiária 31: Maikelly Rodrigues Oliveira
Estagiária 26: Jéssica Natasha Rossoni Rodrigues
Estagiário 30: Lucas Petroceli Silva
COMUNICAÇÕES
Derivada do Latin “Communicare”, a palavra comunicação significa “tornar comum”, “partilhar”, “conferenciar”. Assim que começou a viver em sociedade, o homem necessitava comunicar-se, pois precisava alertar os demais sobre algo ou expressar seus sentimentos. A comunicação tem uma função social importante, tendo se desenvolvido muito e cada vez mais influenciando a sociedade.
No Exército Brasileiro Comunicações é uma Arma, ou seja, uma especialidade que define um grupo de militar voltado para essa atividade. As Armas dividem-se em dois grupos: as Armas-Base (Infantaria e Cavalaria) e as Armas de Apoio ao Combate (Artilharia, Engenharia e Comunicações), ou seja, a Arma de Comunicações é uma especialização que dá reforço no combate, fazendo a instalação e manutenção dos sistemas de C2 (Comando e Controle) e de Guerra Eletrônica.
A Arma de Comunicações, que é conhecida como Arma do Comando, apoia o exercício do comando estabelecendo ligações de todos os escalões no combate. Ainda, controla o espectro eletromagnético através da guerra eletrônica, impedindo o inimigo de comunicar-se e obtendo informações do mesmo.
No Decreto nº 51190 de 26 de abril de 1963, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon foi proclamado Patrono da Arma de Comunicações do Exército, por seu feito pela nação brasileira, que através do cabeamento de linhas telegráficas, levou a comunicação aos mais extremos e distantes pontos do nosso País.
O dia das comunicações é comemorado no dia 5 de maio, data de nascimento do patrono Marechal Rondon, que nasceu no ano de 1865 na cidade de Mimoso no Estado de Mato Grosso.
O Patrono das Comunicações