Trabalho comunicações por satélites
Torção se refere ao giro de uma barra retilínea quando carregada por momentos (ou torques) que tendem a produzir rotação sobre o eixo longitudinal da barra.
Exemplos de barras em torção: Hastes, eixos, eixos propulsores, hastes de direção e brocas de furadeiras. Caso idealizado do carregamento de torção membros cilíndricos submetidos a torques e que transmitem potência através de rotação são chamados de eixos.
Ex: o girabrequim de um automóvel ou o eixo propulsor de um navio. A maioria dos eixos tem seções transversais circulares,sólidas ou tubulares
Efeitos da torção
- Dáorigematensõesdecisalhamentonasdiversasseçõestranversaisdoeixo;
- Produz um deslocamento angular de uma seção transversal em relação à outra.
• A resultante das tensões de cisalhamento, geram um torque interno igual e oposto ao torque externo aplicado, embora a resultante do torque devido às tensões de cisalhamento seja conhecida, a distribuição das tensões ainda não o é.
A determinação da distribuição das tensões de cisalhamento é estaticamente indeterminada, deve-se considerar as deformações do eixo para a sua solução.
Diferentemente da distribuição das tensões normais devido à cargas axiais, a distribuição das tensões de cisalhamento devido ao torque não pode ser considerada uniforme.
Quando submetido a torção, o eixo circular permanece com a sua seção transversal plana e sem distorção.
A seção transversal de barras não circulares submetidas a torção são distorcidas, devidas a falta de assimetria.
Materiais dúcteis geralmente falham por cisalhamento. Materiais frágeis são mais suscetíveis a falhas por tensão normal.
• Quando submetidos a torção, os materiais dúcteis rompem no plano onde ocorre a tensão de cisalhamento máxima, isto é, o plano perpendicular ao eixo axial.
• Quando submetidos a torção, os materiais frágeis rompem em um plano que forma 45o com eixo axial, isto é, o plano onde ocorre a tensão normal máxima.