Comunicação
Unidade 6: Estratégias textuais
Professora Doutora Débora Mallet Pezarim de Angelo
Estratégias textuais
Nesta unidade, você vai encontrar pessoas inseridas em situações de comunicação e compreender que, para atingir seus objetivos e transmitir sua mensagem, precisa usar diferentes recursos de linguagem. Para tanto, será preciso conhecer as estratégias cognitivas, sociointeracionais e textuais.
Como se comunicar com o pessoal?
Gustavo precisa escrever um comunicado para todos os frequentadores da biblioteca onde trabalha, esclarecendo informações sobre como devem comportar-se naquele ambiente, prazos e quantidades de livros emprestados, a importância da organização, a implantação da busca informatizada, e que qualquer dúvida os usuários da biblioteca podem procurar os demais funcionários no balcão de informações. Como Gustavo deve escrever esse comunicado? Para quais informações ele deve dar prioridade? Que tipo de linguagem ele deve utilizar, pois a biblioteca é pública e possui frequentadores de diferentes idades?
Gustavo quer se comunicar com as pessoas. Há uma série de informações que quer transmitir, mas ele sabe que apenas organizar tudo em um texto não vai, necessariamente, atingir seu público, composto por pessoas de diferentes idades e interesses. Será preciso usar a linguagem de forma diversificada, para que a mensagem dê conta de transmitir o que se quer e, ao mesmo tempo, sensibilizar as pessoas.
Quando falamos, escrevemos ou lemos, estamos mobilizando uma série de estratégias, formas pensadas de usar a linguagem para atingir o objetivo que desejamos. Ter maior consciência delas pode nos auxiliar a compor e entender melhor os diferentes textos com os quais estabelecemos contato.
Essas estratégias aparecerão em uma situação de comunicação qualquer, pois, ao produzir ou ler um texto, uma fala, estaremos em interação com o outro, nosso interlocutor. Portanto, articular a comunicação é