Comunicação e Mercado
1- A primeira onda de riqueza é a Agricultura. Com ela o homem passou por mudanças na sua estrutura de vida, deixando o nomadismo para o sedentarismo, a partir disso aumentaram as famílias e a expectativa de vida, pois diminuiu o risco por conta de se estabelecer em um único local. Também começou o acumulo de riquezas, com estocagens para pagamento de impostos aos sacerdotes e também o escambo. A mudança na comunicação é a origem da escrita, pela necessidade do controle dos impostos, pois os homens nômades utilizavam somente a fala como comunicação.
2- Com o fim do feudalismo o contexto da Europa no século XV/XVI, eram as grandes navegações. Devido a alta taxa cobrada pelas mercadorias, foi necessário a procura de novas rotas, o que estimulou o mercado mundial. Com a expansão do comercio começa a se desenvolver o capitalismo comercial, nesse contexto surge a criação da bussola, da pólvora e da prensa de tipo móvel. Com a prensa gráfica surge o mercado de comunicação e com ele o mercado editorial, sendo a bíblia o primeiro livro a ser produzido. Com esse mercado de comunicação foram criados vários livros, jornais e leituras com imagens, fazendo com que aumente o número de pessoas alfabetizadas, assim podendo questionar o governo e a igreja, pois antes disso existiam somente manuscritos que eram muito restritos a sociedade. Neste período a política econômica era o mercantilismo que maximizavam a entrada de riqueza e minimizavam a saída, era um sistema de acumulo de riquezas, que mais tarde se tornaria a Revolução Industrial.
Comentário:
3- A segunda onda de riqueza foi a Industrialização. A partir deste acúmulo de riqueza proporcionado pelo mercantilismo, surge a Revolução Industrial. Passou de ser manufatura para máquina fatura, passando do artesão para o trabalhador. Essa produção em massa causa grandes mudanças na comunicação, então surge a fase do capitalismo industrial. Surgem as máquinas, o trabalho assalariado,