Comunicação de Mercado
Índice
I. Empresa / Produto;
II. Análise do macro ambiente;
III. Análise de Mercado;
IV. Matriz Swot;
V. O Problema;
VI. Objetivo de Marketing;
VII. Objetivo de Comunicação;
VIII. Públicos a serem trabalhados;
IX. Plano de Comunicação;
X. Definição do Mix de Comunicação
XI. Tabela / Cronograma / Budget
XII. Conclusão
I. Empresa / Produto
A história da marca Devassa começa na cidade do Rio de Janeiro em 2002, quando dois jovens empresários serviam em um bar do Leblon a Cerveja Devassa, produzida por encomendada e fabricada em forma de terceirização, ao mestre cervejeiro André Nothaft.
O sucesso da cerveja artesanal atraiu investimentos e em 2003 foi fundada a União das Devassas Cervejaria Ltda. Em agosto do 2004, com a conclusão da montagem da primeira fábrica, localizada zona portuária do Rio de Janeiro, a produção da cerveja deu um salto para 8 mil litros por mês e capacidade para até 55 mil litros. Produzindo as cervejas Devassa Loura (pilsen) e Devassa Ruiva (pale ale).
Sua produção inicialmente escoada apenas pelo miúdo bar do Leblon, com decoração descontraída e cardápio com petiscos típicos de boteco tiveram rápida fama pela cidade e caíram no gosto dos clientes, que passaram a ser comercializada nas lojas do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, ganhando mais visibilidade no mercado ao ingressar em um poderoso canal de venda. A partir daí a Devassa passava a agradar não só aos brasileiros, mas também consumidores de outros países.
Em 2005, a marca inicia um bem-sucedido movimento de internacionalização quando um distribuidor inglês quis vender o produto em pubs londrinos. Ao ver a cerveja citada numa reportagem, foi o inglês que se interessou pela importação do produto, no sentido inverso ao habitual.
Hoje, a cerveja é vendida em mais de 14 pubs de Londres e recebeu, em 2005, um prêmio de melhor cerveja brasileira vendida na Inglaterra, dado por uma conceituada