Comunicação e expressão - análise de notícia de jornais diferentes
FACULADE DE TECNOLOGIA DE MAUÁ
Ana Clara
Andréia
Bruna
Celide
Franciele
Marinara
ANÁLISE DAS MÍDÍAS DOS JORNAIS
MAUÁ
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO3
1.1 Tema3
2. Análise do Jornal AGORA4
2.1 Análise da resposta do leitor 4
3. Análise do Jornal Folha de São Paulo 5
3.1 Análise da resposta do leitor 5
4. Comparação das duas análises 6
5. Organograma Jornal AGORA 7
6. Organograma Jornal Folha de São Paulo 8
7. REFERÊNCIAS9
MAUÁ
2013
1. INTRODUÇÃO
1.1 Tema
Este trabalho tem como objetivo analisar de forma crítica duas manchetes de diferentes jornais com notícias referentes ao mesmo assunto, bem como a opinião de seus leitores. Foi analisado o foco, a forma de linguagem de cada manchete e o modo de interpretação de cada leitor.
2. ANÁLISE DO JORNAL AGORA.
Notícia : “Lula rebate FHC e diz que tucano deveria ficar quieto.”
Analisando a notícia abordada no jornal AGORA SÃO PAULO, identificamos que o foco da manchete está em um conflito quanto a declarações da atual presidente Dilma Rousseff a discordância do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi criticado pelo também ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A frase “ficar quieto” está em destaque, intensificando a oposição de Lula a FHC. O jornal não focou nas declarações de Dilma e FHC, mas na opinião de Lula. De forma implícita, o jornal toma como posição o lado do Partido Trabalhista. Caso contrário, a manchete seria parecida com o seguinte: “Ex-presidente tucano é mal interpretado diante de um desabafo feito em relação à declaração da presidente Dilma”. Nesse caso, o jornal estaria, implicitamente, defendendo o ex-presidente FHC.
Para frisar seu contentamento quanto à resposta de Lula, o jornal ainda coloca ao final da notícia um segundo título indicando outra crítica feita anteriormente pelo presidente do PT, Rui Falcão.
Analisando o fato relatado, o primeiro rebate ao descontentamento de FHC foi