Conhecimento mitologico
Neste relatório, tentaremos lapidar a nova conceituação de mito e mitologia, que devido a transformações na sociedade, sofre também transformações em sua essência. Nossa pesquisa foi feita com o enfoque na relação entre o conceito antigo e o novo, a partir de pesquisas bibliográficas e com o auxílio da internet, foi possível reunir informações suficientes para abrir um debate em sala sobre a caracterização e conceituação do mito hoje e ontem.
Esclareceremos também que o mito é diferente da lenda e do ídolo, não se pode confundir um mito originado para a explicação de um fenômeno com uma lenda sobre este fenômeno.
Desta forma, esperamos com este relatório esclarecer que o mito hoje ao mesmo tempo em muito e em nada se difere do mito antigo, haja vista que ele é apenas um deslocamento deste.
O que é Mito?
Segundo o Dicionário Aurélio, mito é a narrativa dos tempos fabulosos ou heróicos, ou a representação de fatos ou personagens reais exagerada pela imaginação popular e pela tradição. O mito é criado para explicar algo que a ciência humana não consegue. Ele surge quando o homem encontra no meio algo que não pode explicar através de sua experiência, e é descartado quando a comprovação científica deste fato é realizada. Na verdade, os mitos nunca morrem, pois eles ainda continuam vivos na arte, na poesia e na crença das pessoas. O objetivo principal dos mitos não é revelar fatos históricos, mas explicar perguntas essenciais humanas através de metáforas e narrativas, que mais tarde se transformam e ritos e cultos.
O que é Mitologia?
Segundo a descrição do dicionário, mitologia é uma história fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da antiguidade Greco-Romana ou um conjunto dos mitos próprios de um povo ou de uma região. Ela se refere a tudo o que é narrado sobre o mito, reúne todas as possíveis estórias sobre um determinado mito, bem como seus ritos e cultos, é como enciclopédia narrada com estórias diversificadas.
A diferença