O uso industriais, domésticos, urbanos e hospitalares dos gases oxigênio, nitrogênio e argonio
O oxigênio participa da composição da atmosfera. É um gás indispensável para a manutenção da vida no planeta, pois a imensa maioria dos seres vivos, como plantas, animais, bactérias e fungos, o utilizam em seus processos metabólicos. Tem ponto de ebulição de -183º C, com propriedades que o tornam sem cheiro ou gosto. É fabricado por liquefação e eliminação do ar da sua composição.
Domésticos e urbanos
- Equipamentos de respiração artificial para mergulhadores; no tratamento de esgotos
- Forma 21% do ar que respiramos;
Hospitalar
- Em hospitais, para fins terapêuticos Nas mais diversas situações, e em problemas de apnéa, ataques de asma, insuficiência respiratória, enfisema, bronquites crônicas, etc.
Industrial
- Na indústria metalúrgica, em conjunto com acetileno e outros gases combustíveis, é usado para: corte, aquecimento, endurecimento, limpeza e desidratação de metais; fabricação de aço em alto forno; , solda, corte e produtos químicos, fábricas de vidro, fábricas de papel e até como gás oxidante
- Na indústria petrolífera e na indústria química, é usado na produção de gás sintético, gás natural e combustíveis líquidos.
- Fabricação de amônia e metanol
- Foi padrão de comparação para os elementos químicos até 1961 (quando a IUPAC adotou o carbono 12 como padrão);
Nitrogênio
O nitrogênio é um gás presente na atmosfera na proporção de 78% do seu volume total. Seu ponto de ebulição é -196º C e não apresenta cheiro ou gosto. Como o oxigênio, é fabricado baixando a temperatura até seu ponto de ebulição.
Uso - sendo um gás inerte, tem utilização garantida na fabricação de aço e semicondutores, na industria química e de análise.
- No processo criogênico de fabricação de embalagens plásticas para alimentos.
- Produção de amônia, matéria prima na produção de fertilizantes e ácido nítrico
- Combustível para foguetes;
- Na indústria eletrônica;
- Agente refrigerante, para armazenamento e transporte de produtos em