Comunicação social
Os elementos vazados podem ter formas e dimensões variadas, podendo ser aplicados em qualquer paramento em que se deseja permitir a passagem de iluminação e ventilação.
Termologia
Cobogó
Nome comercial dos elementos vazados que tem origem nas iniciais dos sobrenomes os engenheiros.
Que desenvolveram, ou seja Coimbra, Boeckmann e Góis. Em algumas regiões é chamado, popularmente, de cobogó.
Método Executivo
Para o assento de elementos vazados cerâmico, de cimento ou de vidro, serão utilizados os traços de argamassas, ou seja, T4 (1:5 de cimento e areia), com juntas de 1,0 cm.
Nos casos de elementos vazados com formas irregulares, a argamassas de assentamento devera ser colocada apenas nos pontos de contato.
As juntas de ligação entre elementos vazados e a parede deverão ser uniforme e ter espessura de 1,0 cm.
Assentamento
Os elementos vazados serão assentados como alvenarias convencionais.
Nos assentamentos de apenas um elemento vazado em abertura de parede, devera ser estendida uma camada de argamassa na parede inferior da abertura, nas laterais e na parte superior do elemento. A seguir, o cobogó devera ser encaixados na abertura observando-se o preenchimento horizontal e vertical com a parede.
Nos fechamentos que exijam mais de um elemento vazado, estes deverão ser assentados em fiadas horizontais consecutivas até o preenchimento do espaço determinado no projeto.
Antes de ser iniciado o assento, deverão se previamente marcadas e niveladas todas as juntas, de maneira a garantir um numero inteiro de fiadas.
O assentamento será iniciado pelos cantos ou extremidades, colocando-se o elemento vazado sobre uma camada de argamassa previamente estendida.
Entre dois cantos ou extremos já levantados, será esticada uma linha que servira como guia, garantindo-se o prumo e a horizontalidade de cada fiada.
Se a espessura do elemento vazado não coincidir com a da parede, o mesmo devera se alinhado por uma das faces ( interina ou externa ) ou