Fabula
Visto que, educar é uma tarefa que exige muita responsabilidade. Nos primeiros anos de vida de uma criança, para uma boa formação é fundamental que a criança seja estimulada a ler. O contato com os livros deve ser iniciado o mais cedo possível, não só pelo manuseio, como também pela história contada e pelas conversas e brincadeiras realizadas no ambiente escolar, no sentido de aproximar o aluno da leitura, para que ele se sinta o protagonista do seu aprendizado.
Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados na área da educação infantil é o de conseguir adaptar à sala de aula uma prática pedagógica que atenda às necessidades das crianças que já estão "vivendo" o processo de aquisição de leitura e escrita.
Esta analise foi realizada na escola onde atuo como professora do 1º ano do ensino fundamental, ou seja, com crianças na idade de 5 e 6 anos. No total, são 38 alunos, sendo que 16 são meninos e 22 são meninas. A sala de aula é bem ampla e seu espaço bem aproveitado. Tem um canto para a leitura, onde as crianças têm acesso livre aos livros expostos.
O tema deste artigo surgiu ao verificar o imenso interesse dos alunos pela leitura.O resultado positivo se dá pelo fato de estarmos trabalhando Fábulas em sala de aula de forma lúdica e natural. Desta forma o aluno aprende ,sem se sentir obrigado e pressionado a entender o conteúdo apresentado.
A metodologia adotada foi a observação em sala de aula, a partir das diversas atividades propostas aos alunos, após uma Fábulas ser trabalhada, como desenhos , teatros , narrações e por fim do ambiente que lhes era disponibilizado para as atividades propostas na sala de aula.
Visto que, em muitas escolas é comum a leitura diária de histórias, desde o primeiro ano de vida da criança,