Fabulas
FÁBULAS
CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA ÉTICA E DA CIDADANIA.
JACQUELINE SILVEIRA PEREIRA CONCEIÇÃO 4° ANO A
DEZEMBRO
2011
Tema: Fábulas: Caminho para a compreensão da ética e da cidadania.
Justificativa: A fábula é considerada por Vygostsky como uma das primeiras narrativas a aparecer. Sua forma permitiu o surgimento de outras narrativas. Não se sabe ao certo quem criou as fábulas, mas elas existem há mais de 2800 anos. ao longo da história da humanidade, utilizou-se das fábulas para aconselhar, refletir e distrair. Por sua característica fantástica, as fábulas são um ótimo instrumento para trabalhar em sala de aula. Por esse motivo, elas são um excelente recurso para levar nossos alunos a refletir sobre a vida cotidiana: conflitos, inveja, mentira, entre outros.
Objetivos: Identificar o que é uma fábula e compreender, através do estudo de uma fábula, que é preciso respeitar as diferenças e valorizar sua própria origem.
Relatório:
O primeiro questionamento feito pelos alunos foi sobre fábula. Perguntei se eles lembravam e sabiam o que é uma fábula ? A maioria respondeu que era uma história em que os personagens eram animais. Alguns ressaltaram que os animais falavam e outros lembravram que a fábula possuem ensinamentos, ou seja, moral.
Passamos um conceito de fábula e em seguida perguntei:
_ Quais as fábulas que eles lembravam. Citaram várias, mas falei que iriamos trabalhar com a fábula: A cigarra e a formiga. Fizemos a leitura compartilhada no quadro e mimeografada em seguida individual. Depois de lido muitos disseram que a cigarra se prejudicou por não trabalhar, só cantar e divertir enquanto as formigas preocupadas em guardar seus alimentos para o inverno. Falamos