comunicação - psicologia
Funções da comunicação –
Comunicação é o conjunto que inclui a transferência e a compreensão. Possui 4 funções básicas: controle, motivação, expressão emocional e informação. As organizações possuem hierarquias que devem ser seguidas pelos funcionários, um funcionário deve reportar sempre as casualidades a seu superior e seguir as orientações da empresa.
A comunicação facilita a motivação e indução do que deve ser feito e a qualidade do desempenho. A motivação requer comunicação para estabelecer metas, analisar feedback do processo e recompensa pelo comportamento desejável.
Para os funcionários seu grupo de trabalho é a interação social, onde eles contam seus problemas, expões suas dificuldades, frustrações e satisfação. A função final é a tomada de decisão, proporciona a informação de que as pessoas precisam para a tomada de decisões e os dados necessários para avaliarem as alternativas.
O processo de comunicação – É necessário um propósito, uma mensagem a ser comunicada entre o emissor e um receptor. O emissor codifica a mensagem em simbolismo e a transmite para o receptor traduzir. As partes do processo de comunicação: O emissor, a codificação, a mensagem, o canal, a decodificação, o receptor, o ruído e o feedback.
Direção da comunicação – A comunicação pode ser vertical ou horizontal e pode ser dividida em ascendente e descendente.
Comunicação Descendente – flui dos níveis mais altos para o mais baixo. É usada pelos líderes e gestores para atribuir tarefas e fornecer instruções. (Envia uma correspondência para casa do funcionário informando ou solicitando alguma coisa). Um dos problemas desse tipo de comunicação é que apenas enviam informações sem importar a opinião dos funcionários.
Comunicação Ascendente – É dirigido aos gestores, a parte mais alta da organização ou do grupo para ser apresentar o feedback, informar sobre o progresso e relatar problemas como relação entre os funcionários no trabalho e no