Psicologia da comunicaçao
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
23/10/1995
Percepção da Realidade
Percepção
A imagem que a percepção nos fornece do mundo não é uma reprodução exacta do mundo exterior na sua realidade física.
Perante a multiplicidade de estímulos, o ser humano não é um receptor passivo. O ser humano selecciona e discrimina os estímulos de tal modo que os mesmos estímulos podem ser interpretados de diferentes modos, por diferentes sujeitos.
A percepção do mundo exterior é algo que se vai construindo através do processo de comunicação inter-pessoal, apesar de se tratar de um processo interno. Ela desenvolve-se em função do contexto sócio-cultural em que se vive.
É através dos sentidos que captamos a realidade envolvente. O comportamento de cada um, forma-se em função da imagem que adquire do mundo, em função da experiência, das pessoas e das coisas percepcionadas, em suma, em função da percepção que se faz da realidade.
•
•
•
O mundo dos objectos não nos entra tal qual, consciência adentro, pela porta dos sentidos. As mensagens destes precisam ser processados, interpretadas.
A sobrevivência e adaptação dos indivíduos realiza-se na medida em que entre eles e o seu meio se estabelece um equilíbrio, cuja regulação passa necessáriamente pela captação de informação.
As nossas percepções são influênciadas por uma série de factores relativos à personalidade do sujeito, motivações e interesses, atitudes e expectativas, experiência anterior e hábitos culturais.
Percepção da realidade
Representação da realidade
Sistema sensorial:
- cenestésico
- auditivo 30/10/1995
- visual
O boato
«Boatos: o meio de comunicação mais velho do Mundo»
- Psicologia da Comunicação - 2
Jean Nöel Kapfner, Publicações Europa América
O boato é um fenómeno que se manifesta particularmente em situações de crise ou de falta de informação.
À partida, o processo de formação de um boato ocorre involuntariamente. O boato origina-se