Comunicação organizacional
Buscamos compreender no desenvolvimento da leitura sobre comunicação empresarial x comunicação organizacional a complexidade desse tema, considerando a aplicabilidade na estrutura organizacional com o desenvolvimento de gestões administrativas onde o enfoque se concentra na condução dos papéis, comportamentos e habilidades necessários para um desempenho eficaz diante de um quadro onde se utiliza a informação e comunicação.
Dentro de uma organização é imprescindível a comunicação entre os setores, abrangendo a figura do líder e a relação estabelecida com seus pares subordinados e chefes. É importante na busca de informações para se obter soluções de problemas, falhas ou conflitos. Estabelecer uma liderança é gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe e alcance os objetivos propostos pela organização. Buscar a compreensão de uma comunicação eficaz, seja entre grupos ou equipes determinados, passa pelo entendimento de que as organizações são constituídas por pessoas com seus sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos a força do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança dentre outras dinâmicas que impulsionam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa.
De uma maneira objetiva é importante valorizar a qualidade da comunicação no âmbito das organizações, seja em grupos ou equipes, pois através delas podemos entender e expressar nossas idéias e planejamentos. Uma informação mal transmitida ocorre por falta de comunicação dos colaboradores que cometem equívocos e comprometem a qualidade dessa informação.
A comunicação empresarial tem assumido nos últimos anos essa complexidade, tendo em vista a necessidade de se trabalhar com diferentes públicos, portanto com diferentes conteúdos, discursos e linguagens. Para superar esses limites de comunicação empresarial tradicional e dos enfoques