comunicação organizacional
FACULDADE SAGRADA FAMILIA
André Cássio Silveira
Erison Fernando Müller
1º PERÍODO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RESENHA SOBRE O ARTIGO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E TRANSMISSÃO DE VALORES ORGANIZACIONAIS ÉTICOS
PONTA GROSSA
2014
Comunicação e Organizações
Segundo Giordano (1998), A organização é uma orquestra comunicante, uma sinfonia em permanente construção, na qual cada ator utiliza as suas competências e sua visão sobre a realidade, não apenas para executar funções, mas para, junto com os demais, produzir uma melodia, talvez nem sempre harmoniosa.
A comunicação é base de tudo que tem relacionamento e comportamento humano. Ela está presente em qualquer tipo de reunião e aglomerado humano, seja festas, eventos, trabalho, escola e é moldada em diferentes dimensões como estrutura, hierarquia, cultura e etc.
A comunicação não é só um simples fluxo de recados, mas é algo construído coletivamente por membros organizacionais com a intenção de compartilhar e até modificar os fatos. Um grupo jamais poderá existir sem a comunicação, pois não tem como um grupo passar seus significados, transferir, compreender e até adotar uma ideia por melhor que seja, não terá sentido se a mesmo não passar pelo processo de comunicação. E para Robbins (2008), embora seja um tanto elementar na teoria, a comunicação perfeita nunca é obtida na prática.
Funções da Comunicação
A comunicação age no comportamento do membros nas organizações através dos códigos de ética aplicados nelas, demonstrando por exemplo a maneira correta de se comportar como respeito com colegas, não ter relacionamentos amorosos no trabalho e aceitar presentes e favores de clientes. E a comunicação informal também interfere ao comportamento dos colegas, tais como um grupo de colegas que julgam alguém por desenvolver demais na função, demonstrando um comportamento preguiçoso.
A comunicação pode motivar os funcionários mostrando as melhoras para eles e os objetivos que possam ser alcançados pelos mesmos. E a