Comunicação organizacional
Comunicação Organizacional com foco na Comunicação Interna: O que é e para quê serve.
Descrição/objetivo Este artigo tem como objetivo desvendar o que é a “Comunicação Interna” com foco nas organizações (empresas privadas), suas principais funções, seus fundamentos e aplicação, a fim de ajudar aos interessados em implantar e/ou aprimorar essa ferramenta dentro de uma empresa.
Introdução A comunicação, quando usada como ferramenta no âmbito empresarial, assim tratada como “comunicação organizacional”, destaca-se do papel de relações públicas, com quem se confunde frequentemente, e configura-se como um braço do endomarketing1 que, além de informar, integra os colaboradores com a empresa deixando-os participar, fiscalizar e acompanhar os movimentos internos de seu interesse, gerando o comprometimento com os objetivos da organização por torná-los comuns, Baldissera (2000, p. 20) afirma que “comunicar é criar vínculos”, e vínculos são essenciais na relação empresa/funcionário. A chave de uma comunicação eficaz está em saber gerir e adaptar o conteúdo dessas informações a todas as classes de funcionários. Num ambiente onde diversas pessoas com culturas diferentes interagem, coordenar bem a comunicação é fator
É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. (Fonte: guiarh.com.br)
1
primordial, afinal, não se interage sem se comunicar e esse é o papel da “comunicação interna”. Comunicação Interna Tratar de “comunicação interna” no âmbito de organizações privadas não é apenas “colar um informativo” num mural, ou, informar os “aniversariantes do mês”, a comunicação interna, com o intuito de atrair, agregar e conquistas deve ser mais ampla e clara, Kunsh trata sobre isso:
A qualidade da comunicação interna passa pela