Comunicação organizacional
O objetivo do texto é mostrar a aplicação do conceito de planejamento no universo do pensamento e da filosofia de relações públicas.
Relações Públicas – costumam referir-se a políticas e a programas dentro dos quais podem se encontradas ações e campanhas. Tendo conceitos de planejamento como elementar basilar para qualquer plano de comunicação com públicos estratégicos. RRPP trabalham essencialmente com a filosofia do planejamento.
Planejar é potencializar resultados, para as RRPP é, também, buscar transformas imagem em reputação, construída em longo prazo por meio de relacionamentos estáveis.
A possibilidade de crises ao longo do caminho deve ser pensada e inserida no planejamento por meios de planos de contingência.
KUNSCH (2003), “o planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Implica filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos”.
OLIVEIRA (2002), “o processo de planejar envolve um modo de pensar; envolve indagações; e evolvem questionamento sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde”.
Planejar é um processo que se inicia pelos questionamentos, por um conjunto de perguntas que devem dar conta do cenário em que se encontra a organização, para depois partir para a busca de respostas. Um bom briefing permite ancorar o planejamento em bases mais eficientes. Relacionam-se diretamente os objetivos e as metodologias. É pensar o todo, o conjunto, cada parte e seus impactos sobre os resultados. Deve-se ter em mente a necessidade de acompanhar as etapas e até mesmo procurar antevê-las.
Planejar está diretamente relacionado a atendimento de objetivos. O primeiro passo é esclarece quais os