Contabilidade
De
Artes
Ornitorrinco
Grupo de teatro, encabeçado por Cacá Rosset, que encena textos clássicos e de vanguarda com enorme liberdade e irreverência, embora preserve as idéias essenciais do autor, usando procedimentos interdisciplinares e intertextuais.
O Teatro do Ornitorrinco, nome inspirado no animal em extinção, híbrido de mamífero e ave, é criado por Luiz Roberto Galízia, Cacá Rosset e Maria Alice Vergueiro, todos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP. Estréia em 28 de maio de 1977, com Os Mais Fortes, reunião de obras de August Strindberg: A Mais Forte, O Pária e Simun. As apresentações à meia-noite no porão do Teatro Oficina conferem ao espetáculo uma estética underground. Ainda em 1977 o grupo apresenta o show musical Ornitorrinco Canta Brecht e Weill, com tradução e adaptação de letras e canções da A Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht. Após sucesso de dois anos, o grupo entra em recesso. Galízia volta aos Estados Unidos para concluir seu doutoramento, Cacá Rosset e Maria Alice Vergueiro participam de outras produções, Cida Moreira, que entrara para o grupo na última montagem, segue carreira como cantora.
Em 1992, o Ornitorrinco é convidado pelo produtor americano Joseph Papp para participar do New York Shakespeare Festival, apresentando com sucesso a peça Sonho de Uma Noite de Verão no Delacorte Theatre do Central Park. No Brasil, a peça permanece em cartaz por mais de dois anos.
Em 1992, Cacá Rosset dirige A Comédia dos Erros, de William Shakespeare, no Delacorte Theatre de Nova York, com cenários e figurinos de José de Anchieta e elenco e técnicos americanos. A versão brasileira estréia em São Paulo em 1994. Em 1998 o grupo encena O Avarento, de Molière. Em 2000, o Teatro do Ornitorrinco comemora 23 anos de sua fundação com a montagem de Scapino, mais uma comédia de Molière, na qual prevalece a idéia de um espetáculo múltiplo e surpreendente.
Entre os muitos atores que passaram