Comunicação interna como ferramenta de desenvolvimento
Jean Ricardo Salgals[1]
Orientadora Doutora Rosana Borges Zaccaria[2]
“Toda organização deve ser construída sobre uma sólida base de informação e de comunicação e não apenas sobre uma hierarquia de autoridade. Todas as pessoas – desde a base até a cúpula[3] da organização – devem assumir suas responsabilidades através da disseminação da informação”.
Idalberto Chiavenato
Resumo
O objetivo geral foi analisar e realizar um estudo de caso sobre os canais de comunicação interna da fábrica de pneumáticos da empresa Goodyear do Brasil instalada na cidade de Americana/SP e como esses meios se relacionam com os funcionários visando a construção de organização de alto desempenho, visto que, está unidade da companhia é modelo de gestão em pessoas para as demais fábricas da organização no mundo. O estágio de gestão de pessoas em que se encontra esta unidade da organização mostra que a transparência e imparcialidade na comunicação interna são fundamentais para a construção e desenvolvimento organizacional de equipes de alto desempenho e os instrumentos de relacionamento e interface entre todos os níveis hierárquicos torna se essencial para o sucesso dos negócios e principalmente para implantação e manutenção de uma cultura de alto desempenho.
Palavras Chaves
Comunicação Interna. Desenvolvimento Organizacional. Equipes de Alto Desempenho.
Introdução
Mesmo estando no século XXI, à comunicação interna ainda é um grande desafio para a maioria das empresas brasileiras. Muitas delas têm dificuldade em se relacionar com o seu público interno, seja por falta de ferramentas adequadas, cultura organizacional conservadora e gestores e líderes pouco preparados para serem interlocutores do processo de comunicação interna. Além disso, muitas empresas não querem, ou não se