Comunicação Empresarial
Comunicação Interna e Produtividade
A comunicação interna, ou seja, aquela que é dirigida ao público interno de uma organização, é essencial para o sucesso e o bom funcionamento de uma empresa.
O principal objetivo da comunicação interna é promover a máxima interação e integração entre uma empresa e os seus funcionários, uma vez que a existência de ligações entre os mesmos cria uma maior produtividade e, consequentemente, melhores resultados para a empresa. Para que isto seja possível é necessário aumentar o conhecimento dos trabalhadores, pondo-os a par de todos os aspetos relevantes da empresa, assim estes , ao estarem mais informados, sentem-se mais motivados e a sua produtividade aumenta, tal como a qualidade na prestação de serviços.
A comunicação interna visa expor resultados, transmitir informações e explicar orientações. Esta comunicação interna é cada vez mais importante e valorizada, devido às enormes vantagens que trás a uma organização. Se uma empresa tem bom ambiente entre os funcionários, automaticamente estes trabalham melhor e mais eficazmente, trazendo bons resultados e sucesso à empresa, para além de, claro, os trabalhadores se sentirem satisfeitos e realizados no seu local de trabalho.
Existem três tipos de comunicação dentro da comunicação interna: a comunicação descendente, ascendente e horizontal. A primeira, ou seja, uma comunicação que funciona do patrão para os empregados, consiste em uma empresa criar um jornal interno, afixar ordens de serviço, agendar reuniões semanais, por exemplo, etc. A segunda, contrariamente à primeira, funciona dos empregados para o patrão e consiste em criar caixas para sugestões, fazer sondagens e mais uma vez agendar reuniões. E, finalmente, a terceira funciona de departamento para departamento de forma igualitária, ou seja, a comunicação é partilhada entre todos e consiste em manter os trabalhadores informados através de emails e agendar reuniões