COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação empresarial é uma área relativamente jovem nas organizações, porém é cada vez maior a sua importância para o desenvolvimento do negócio. Sendo assim, as empresas estão começando a dar um maior valor à comunicação como estratégia de gestão organizacional. Este processo tem por objetivo transmitir ao seu público interno (funcionários, gestores, proprietários) a ideia de que todos estão envolvidos no desenvolvimento da empresa, criando um clima de parceria e confiança. Enquanto para o seu público externo a ideia de que a empresa está aberta a opiniões e sugestões a fim de melhorar seus produtos e serviços, para assim satisfazê-los.
“A comunicação interna e a comunicação externa são os tipos de ações mais importantes na estratégia da empresa. Podem ser exercidas simultaneamente ou paralelamente, esteja à empresa dedicada a indústria, ao comércio ou ao serviço.”
“A comunicação interna é a que se verifica entre a empresa e o seu pessoal. Comunicação externa é aquela que abrange consumidores, clientes, fornecedores, acionistas e o público amplamente afetado por jornal, revista, rádio, televisão, agência de notícias, etc.” Bahia (1995, p. 15) A preocupação com a comunicação empresarial surgiu no final dos anos 70, pois o mercado mostrava-se cada vez mais competitivo e seletivo. Sendo assim, fez-se necessário um sistema de comunicação rápido e eficiente que tornasse possível a transformação da informação de maneira eficaz, resultando em uma melhor tomada de decisão na empresa. Dentro deste contexto, a tecnologia da informação foi de fundamental importância para a comunicação nas organizações, já que possibilitou a criação de sistemas próprios com banco de dados que pode ser acessado a qualquer tempo e de qualquer lugar, ou seja, informação em tempo real. Contudo, a alimentação desse banco de dados depende dos colaboradores da