Comunicação Empresarial
Querendo ou não somos responsáveis pelas mensagens que enviamos e recebemos. Quando emitimos uma opinião, mandamos um e-mail ou mesmo realizamos uma palestra, estamos projetando signos e códigos que expressam nossa personalidade, habilidades, capacidades, além de outros aspectos a nós pertinentes. Por isso, é fundamental nos aprimorar cada vez mais para que possamos, sim, fazer um bom marketing pessoal - expressar nossos atributos e qualidades de forma adequada e positiva para os públicos que interagem conosco em nossas esferas pessoal e profissional.
Além de ajudar-nos em nosso dia a dia, os métodos de comunicação quando bem conhecidos e aplicados colaboram na formação de equipes de trabalho mais produtivas e eficientes, na redução de conflitos e na criação de um ambiente mais harmônico em nossa organização. Estudos realizados em diferentes empresas registram que muitos empregados mencionam a falta de comunicação como a maior fonte de desperdício de tempo, esforços e de materiais, juntamente com os conflitos internos e externos.
Veja alguns exemplos dos diferentes tipos de comunicação presentes em nosso cotidiano profissional:
- Conversas - Ordens que recebemos - Apresentações - Informativos escritos, memorandos e planos - Chamadas e mensagens telefônicas - E-mails - Fax
Esta diversidade de formas de comunicação exige grande atenção de nossa parte, uma vez que as possibilidades de obtermos êxito ou fracasso em nossas atividades profissionais são enormes, não é mesmo? O ponto principal é que cada um de nós deve ser o grande responsável pela nossa comunicação, seja a que recebemos ou a que enviamos. Mas vamos a questão: - como posso ser responsável pela comunicação que recebo?
Em primeiro lugar, nunca pense que toda a massa de informação que você recebe está totalmente certa. Por exemplo, nunca suponha que a data de uma comunicação recebida está correta até que possa verificar especificamente se foi enviada por alguém