Comunicação Empresarial
Sabendo que grande parte dos colaboradores da Natura que atuam como consultoras não trabalha fisicamente na empresa, cite e explique três ações objetivando a melhoria da comunicação da empresa com esse público que poderiam ser implementadas.
“Com uma população corporativa de mais de 5 mil funcionários, divididos em áreas operacionais e administrativas, espalhados por todo o país, com certeza o desafio de manter todos informados é muito grande. Como há diferentes níveis de escolaridade, é muito complicado programar os veículos para que atinjam a todos indistintamente. Em função disso, cada um tem o seu perfil, com a linguagem e temas adequados ao seu público alvo. Mas como fazer no caso das consultoras, que não trabalham fisicamente na empresa? Como fazer com que elas se sintam parte da corporação? A solução encontrada, além da Revista Natura, são as reuniões mensais sobre resultados, que acontecem a cada 20 dias na empresa. O face-a-face é considerado o principal canal de comunicação, não só para o caso das revendedoras, mas também para a empresa inteira. A área de Comunicação interna é responsável por manter um "coaching" constante com a liderança, estimulando a comunicação clara e imediata com sua equipe de trabalho.”
Com base na leitura obrigatória do módulo 3, responda:
Trace um paralelo entre o programa de Comunicação Empresarial da Natura e da Votoratim, apontando e justificando pontos positivos e negativos de ambos. Aponte sugestões de melhoria para ambas as empresas:
Votorantim
“Antes da criação da holding (2001) , o grupo Votorantim contava com mais de 80 publicações diferentes, para orientar seus 60 mil funcionários sobre o que acontecia, tanto em sua unidade como no grupo como um todo, sem nenhum gerenciamento”
“Cada área de negócio (são oito no total, divididas entre: Cimentos, Metais, Celulose e Papel, Energia, Agroindústria, Química, Finanças e Novos Negócios), tinha sua