Comunicação empresarial
A imagem da empresa é muito importante para a sobrevivência da mesma. Para ter uma imagem consolidada é necessário transformar seus funcionários em verdadeiros embaixadores da boa vontade de sua empresa. Em decorrência disso, tem se discutido a relação entre empregado/empregador.
O papel da comunicação empresarial visa promover a coesão interna em torno dos valores e da missão da empresa, além de aumentar a visibilidade pública da organização e a divulgação de seus produtos e serviços. Num cenário globalizado, a informação revela-se uma arma poderosa de gestão empresarial. Isso se aplica tanto à comunicação interna, como às ações de fortalecimento da imagem institucional, relações com a imprensa, governo, propaganda, etc.
Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa. (Alberto Ruggiero, 2002)
Na era da informação e em um momento em que a tecnologia é disponibilizada, a habilidade de transformar os dados em informações prontas para serem usadas nas tomadas de decisões, representa uma oportunidade valiosa na melhoria do processo de comunicação no mundo dos negócios. Só através de uma comunicação interna eficiente, é que acontece a troca de informações.
O segredo não é mais a alma do negócio, afinal os consumidores querem saber o que acontece lá no chão da fábrica, querem ver o que a empresa proporciona aos seus funcionários e à comunidade de seu entorno” (MATIEELI, 2008).
2.1 Objetivos da Comunicação Interna
Os principais objetivos da comunicação interna são:
• Transmitir a informação visando a integração de todos os funcionários da empresa;
• Mostrar aos colaboradores da empresa o conhecimento das transformações ocorridas no ambiente de trabalho;
• Buscar o envolvimento de todos os no andamento dos negócios da organização.
• Facilitar a comunicação empresarial,