Comunicação empresaria
Argenti, Paul A. Comunicação Empresarial. Elsevier. 2006. Cap. 7, p. 169/190.
Paul Argenti apresenta neste capitulo, enfoque sobre a comunicação interna empresarial nas organizações, independente do porte, com o propósito de analisar como estas organizações podem fortalecer o relacionamento com seus colaboradores através da comunicação interna consistente, sincera e honesta e com o envolvimento das gerencias em todos os níveis.
Considera o enfoque do capitulo em quatro segmentos para efeito de análise: O ambiente em constantes mudanças no mundo dos negócios que gera a necessidade de comunicação interna cada vez mais consistente; Como organizar e canalizar esta comunicação aos níveis de interesse, através de planejamento, contratação (externa); Como implementar um programa de comunicação interna eficaz, utilizando os meios e canais de comunicação disponíveis e por ultimo: A função a ser exercida pelas gerencias nas comunicações externas.
Na analise referente às constantes mudanças no mundo dos negócios, destaca as mudanças nos valores, necessidades, formação profissional, bem como a expectativas mais altas dos funcionários em relação à própria realização profissional e de entender mais sobre a empresa na qual trabalha. Cita, a propósito, David Stum “O trabalhador sabe que a mudança é um processo sem fim. A maneira como é tratada é o que determina os sentimentos de segurança ou insegurança do trabalhador”. Ele exige maior participação nos processos e espera que suas opiniões sejam solicitadas, ouvidas e atendidas pelas gerencias, alimentando o senso de que a comunicação deve ser um processo de duas vias. O envolvimento, motivação e estar conectado com a visão da empresa são diretamente proporcionais ao fornecimento de informações consistentes, sinceras e honestas a partir das gerencias.
Em relação à organização do esforço de comunicação interna, sugere como