Comunicação de dados
Disciplina: Sistemas Digitais
Resume de Latch e Flip-Flop Um latch é um elemento lógico que pode acompanhar as variações do dado e transferir estas mudanças para uma linha de saída. Existe também o latch set-reset (SR) que é um elemento biestável, transparente, ou seja, sensível às variações das entradas. Um latch SR tem duas entradas que são chamadas de S e R e uma saída chamada de Q. S
R
Q
\Q
entradas saídas O Flip-Flop é um circuito digital capaz de servir como uma memória de um bit.
Existe também o Flip-Flop JK cujo o símbolo > é a entrada de clock, J e K são as entradas de dados, Q é a saída de dados armazenada e Q' é o complemento de Q.
Flip-Flop D pode ser interpretado como uma linha de atraso primitiva ou um hold de ordem zero, visto que a informação é colocada na saída um ciclo depois de ela ter chegado na entrada. O símbolo esquemático de um Flip-Flop D, onde > é a entrada de clock, D é a entrada de dados e Q é a saída de dados.
Flip-Flop T, se a entrada T estiver em estado alto "5 volts", o Flip-Flop T ("Toggle") muda o estado da saída sempre que a entrada de clock sofrer uma modificação.
O símbolo do Flip-Flop T, onde > é a entrada de clock, T é a entrada de Toggle e Q é informação de saída armazenada.
Memórias
• As memórias são componentes utilizados para armazenar dados e instruções em um sistema computacional.
• As memórias podem apresentar propriedades distintas, de acordo com a tecnologia com que são fabricadas.
• São utilizadas em aplicações diferentes, de acordo com a velocidade de leitura e escrita dos dados, capacidade de armazenamento, volatilidade da informação, consumo, etc.
Memórias voláteis
Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada. São fabricadas com base em duas tecnologias: dinâmica e estática.
Exemplos: RAM, Cache
Memórias voláteis
Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a