Comunicação de dados
A comunicação de dados é o conjunto de tecnologias que tornam possível a comunicação entre computadores e outros equipamentos, situados em áreas geográficas contíguas ou distantes, utilizando um diversificado conjunto de meios de transmissão. Deve-se à crescente necessidade de circulação de cada vez maiores quantidades de informação.
A comunicação entre sistemas ligados em rede requer funções doutro tipo, em particular o encaminhamento de unidades de transporte de dados (pacotes) no interior da rede.
A informação
A informação é o conjunto de dados recebidos do exterior, devidamente articulados a fim de terem um determinado sentido e significado.
Os dados são a base para a formação de um juízo ou cálculo. Para os sistemas informáticos, os dados são a sua matéria-prima.
Critérios de qualidade de informação, A informação deve set:
Significativa;
Atempada;
Relevante;
Rigorosa.
O propósito fundamental da comunicação de dados é o intercâmbio de informações.
Informações são materializadas por meio de dados.
Dados analógicos:
Variam continuamente com o tempo.
Exemplos: temperatura, pressão, áudio, vídeo, etc.
Dados digitais:
Assumem somente valores discretos, que podem ser representados pelos símbolos binários 0 e 1.
Exemplo: codificação binária de textos (ASCII).
Redes de dados
A rede de dados é um conjunto de meios físicos (hardware) e lógicos (software) que permitem ligar entre si dois ou mais dispositivos – sistema de comunicação.
Os objetivos de uma rede de dados são:
Partilha de recursos – disponibilizar todos os programas, dados e equipamentos a toda a gente na rede sem ligar à localização física do recurso e do utilizador.
Fiabilidade elevada – os recursos podem estar replicados em várias máquinas para que, no caso de uma delas falhar, o recurso continue disponível.
Diminuir os custos – os computadores pequenos têm uma razão preço/eficiência melhor que os grandes. Os mainframes são dez vezes