comunicação de dados
Básicos
Um sistema de comunicação de dados, independente de qual seja ele, deve possuir cinco elementos para um perfeito funcionamento. A falta de um ou mais desses elementos pode acarretar uma falha ou a total falta de comunicação entre os meios.
Os cinco elementos da comunicação de dados
Transmissor: é a pessoa ou o equipamento que transmite a mensagem, dando início ao sistema de comunicação de dados.
Mensagem: é a parte principal dentro do sistema, é o conteúdo enviado durante a comunicação, pode ser uma fala durante uma conversa, um e-mail, um arquivo ou um sinal sonoro.
Meio: é o canal pelo qual a mensagem é transmitida. Um fator importante é a distância e a localização do transmissor em relação ao receptor, sendo esse um fator de grande influência na escolha do meio. Pode ser o ar em uma conversa, um computador, um equipamento de comunicação, a internet ou até um meio impresso.
Protocolo: ou também chamado de regras, que devem ser conhecidas pelo transmissor e pelo receptor para que exista uma compreensão da mensagem enviada.
Um exemplo de regra é uma comunicação entre um professor e um aluno, onde existem normas que devem ser seguidas como uma linguagem mais culta, o não uso de gírias ou palavrões, entre outras.
Receptor: é a pessoa ou o equipamento que recebe a mensagem, finalizando o processo de comunicação.
Essa comunicação pode ser uma simples conversa entre duas pessoas frente a frente, ou utilizando um meio físico, como um telefone ou a internet (comunicação de dados), por exemplo. A comunicação de dados ocorre, geralmente, entre sistemas de computação distribuídos em diferentes locais, desde mesas de escritório, em andares diferentes de um mesmo prédio, em prédios diferentes dentro de uma cidade, ou até mesmo entre cidades ou países diferentes. Essa interligação entre os sistemas de computação recebe o nome de
Redes de Computadores.
Comunicação de Dados –