Comunicação de dados e teleprocessamento
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ITAMAR JAIR SCHMIDT
Comunicação de dados e teleprocessamento
Itapetinga
2009
itamar jair schmidt
Comunicação de dados e teleprocessamento
Trabalho apresentado ao Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação de Dados e Teleprocessamento.
Orientador: Prof. Paulo Kiyoshi Nishitani
Itapetinga
2009
A importância das telecomunicações no dia a dia
Telecomunicação é a derivação das palavras Tele que vêm do Grego com, “ar” com a palavra comunicare que vem do latim e significa tornar comum. Quando o destino da informação está próximo da fonte, a transmissão é direta e imediata, tal como se processa a conversação entre duas pessoas num mesmo ambiente. Quando a distância entre elas aumenta, no entanto, o processo de comunicação direta se torna mais difícil. Há então a necessidade de um sistema de telecomunicação - um conjunto de meios e dispositivos que permita a fonte e destino se comunicarem a distância.
Os anos 90, em se tratando das telecomunicações, foram marcados por evolução rápida e dinâmica, seja através da internet, dos "pagers", da telefonia celular e mesmo a telefonia fixa.
Os bancos, graças ao serviço de telecomunicações, instalaram por todo o país os caixas de auto-atendimento com a finalidade de facilitar a vida das pessoas; os supermercados passaram a utilizar os códigos de barras e a leitura ótica, com isso, agilizando o atendimento ao cliente e com o mesmo equipamento - caixa - efetuando uma série de operações, desde a utilização de cartões de bancos (dinheiro plástico), cálculo de prestações, juros etc. dispensando um sem número de pessoas para efetuarem esses cálculos, além do recurso desses equipamentos transmitirem para um computador central informações como, baixa do estoque, cálculos contábeis,